Dezembro na biblioteca

 

 

    ENCONTRO COM A ESCRITORA ANA SALDANHA – 11 de dezembro, 9:30h na EB1/JI da Bela Vista, 11:00h na EB1/ JI de Vinha – Atães e 11:45h no Centro Escolar para a apresentação do livro "Ninguém dá prendas ao Pai Natal".

 

 

 

      

 Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, realiza-se na Biblioteca Escolar da Escola sede a já tradicional Feira do Livro que, de ano para ano, tem vindo a ganhar um lugar de destaque no nosso Agrupamento e a consolidar-se como sendo um evento cultural de grande expressão. 

     A nossa biblioteca estará aberta das 8.25 às 17.40 horas. No dia 13 de dezembro, a biblioteca abrirá também, à noite, das 20.30 às 23.00 horas. A par dos livros, vão ser vários as atividades culturais (Música, Dança, Teatro, Poesia) que compõem o programa de animação.

Contamos com a sua visita! Neste Natal, ofereça livros!

 

  No dia 16 de dezembro, a Equipa da Biblioteca, em articulação com o grupo de Português e titulares dos 3º e 4º anos do 1º ciclo, dinamizará a fase escola do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos. Nesta fase, já foram apurados, em sala de aula, pelos respetivos professores, os alunos selecionados para a fase biblioteca e escolhidas as obras a concurso. Apurar-se-ão 6 vencedores (dois de cada ciclo) que competirão na Fase Concelhia que se realizará a 11 de fevereiro (Ver regulamento e poemas selecionados).

 

 

 

Novembro na biblioteca

 

          No passado dia 6 de novembro, na Biblioteca Escolar, pelas 10:30 - COMEMOROU-SE O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO de SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN com o seguinte programa:

  • Poema “Porque” cantado pelo 7ºA
  • Biografia e bibliografia de Sophia de Mello Breyner Andresen apresentada pela Maria Helena do 8ºB
  • Curtas de Leituras “Elogio a Sophia” realizadas pela comunidade escolar do AEVST.
  • “A Menina e o Mar” narrado pelos alunos do pré-escolar da educadora, Amália Matos.

 

O DESAFIO PELO CONHECIMENTO – Dias 18 a 30 de novembro

 

 O nosso estabelecimento de ensino foi distinguido como "Escola Promotora da Literacia" por ter inscrito os seus alunos no Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di. Este ano, inscreveram-se 95 participantes:

  •  Na Literacia de Matemática - 5º Ano - 17 inscritos
  •  Na Literacia da Ciência - 6º Ano - 26 inscritos
  •  Na Literacia da Leitura - 7º Ano - 30 inscritos
  •  Na Literacia de Inglês - 8º Ano - 22 inscritos

 

O Campeonato Nacional de LITERACIA 3Di desenrola-se ao longo de todo o ano letivo, com três fases definidas:

 a) Primeira Fase – Local

 Realiza-se de 18 a 29 de novembro de 2019, nas instalações dos respetivos agrupamentos escolares ou estabelecimentos de ensino não agrupados inscritos.

b) Segunda Fase – Distrital

Realiza-se de 2 a 27 de março de 2020, num local a definir pela Porto Editora, em cada uma das capitais de distrito/ região autónoma.

 c) Terceira Fase – Final Nacional

A final da presente edição realiza-se em maio de 2020, em local a definir.

E porque faltam poucos dias para o arranque da primeira fase que se realiza de 18 a 29 de novembro, consultem AQUI a lista dos alunos inscritos e o escalonamento para a realização das provas. Podem, também, aceder ao regulamento.

 

Tal como em anos anteriores, e tendo sempre em vista o prazer de ler e o incentivo ao ato concreto de ler e de estar em contacto com os livros, o Plano Nacional de Leitura (PNL), promove, no ano letivo de 2019/2020, a 13ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).  O Regulamento da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), prevê que o mesmo decorra em quatro fases, entre o dia 7 de outubro de 2019 e o dia 6 de junho de 2020:

 

Inscrições: de 7 a 18 de outubro e publicação das listas das escolas a 28 de outubro

Fase Escolar - de 29 de outubro a 17 de dezembro de 2019

Fase Municipal - de 6 de janeiro a 12 de fevereiro

Até 14 de fevereiro as bibliotecas municipais registam obras lidas e alunos apurados - SIPNL

Fase Intermunicipal - de 10 de março a 30 de abril

Até 6 de maio as bibliotecas municipais registam no SIPNL as obras lidas e alunos apurados.

Até 14 de maio: divulgação dos alunos apurados no portal do PNL.

Fase Nacional

A fase nacional do CNL decorre nos dias:

- 19 de maio de 2020, com uma prova escrita de pré-seleção;

- 6 de junho de 2020, com um questionário online - Quiz “Leitura e Cultura”, no período da manhã, e com uma prova pública de palco, no período da tarde. 

 

A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 16 de dezembropelas 13.30.

As obras selecionadas são:

- 1º ciclo:

“Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, Ana Saldanha;

- 2º ciclo:

“O rapaz e o robô”, Luisa Ducla Soares – 5º ano;

“O rapaz e o espelho”, Álvaro Magalhães – 6º ano;

- 3º ciclo:

“História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” – 7º ano;

“O gato malhado e a andorinha Sinhá”, Jorge Amado – 8º e 9º anos.

 

Encontra-se, aqui, para vossa informação o regulamento e calendário do CNL 2019/20.

A fase municipal ocorrerá no dia 11 de fevereiro.

 

CHÁ COM...LIVROS - Dia 28 de novembro, pelas 18:30.

Apresentação da BE pelos alunos do 5º ano aos seus EE - Sensibilização para a importância da leitura.

 

 

 

Vamos Imaginar… 

Outubro, Mês Internacional Da Biblioteca Escolar

Encontramo-nos no início de um novo ano letivo, tempo de definir caminhos e recomeçar, relembrando a biblioteca e o seu papel no contexto da escola atual. Neste mês de outubro, internacionalmente celebrado como o mês das bibliotecas escolares, é-nos proposto neste ano de 2019 pela International Association of School Librarianship (ASL) o lema “Let’s Imagine“, que traduzimos para “Vamos imaginar…“.

Vamos imaginar… que os nossos alunos reconhecem o valor do património humano nas suas diferentes vertentes, que aprendem a criar, a pensar, a intervir, a fundamentar as suas opiniões, a melhorar a sua relação consigo, com os outros e que encontram o seu lugar no mundo.

Vamos imaginar… que se estabelecem pontes entre os vários agentes educativos na escola e que todos juntos construímos uma escola criativa, motivadora e geradora de um futuro promissor.

Vamos imaginar… que as bibliotecas respondem aos sonhos dos nossos alunos, dos nossos professores e da nossa escola.

Com o vosso trabalho, empenho e constante esforço de atualização, sei que podemos ir além de imaginar, concretizando muitos destes desafios.

por Manuela Pargana Silva, 
Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

 

                                                                 

Nesse sentido, as bibliotecas escolares do agrupamento de escolas do Vale de S,Torcato apresentam um conjunto de propostas:

  • Visitas guiadas à biblioteca escolar para os alunos de 5º ano e para todos os alunos do 1º ciclo do Centro Escolar e da EB1/JI de Bela Vista - formação de utilizadores,
  • Bibliopaper para as turmas do 5º ano,
  • Encontros de leitura na biblioteca no âmbito do projeto “Vale+Ler+Alto”,
  • Sessões de leitura e de escrita a partir do tema “Vamos imaginar”,
  • 10 minutos de leitura para assinalar o dia da biblioteca escolar, dia 28 de outubro,
  • Apresentação de um vídeo “A minha biblioteca…” sobre a biblioteca escolar do agrupamento como convite aos alunos para criar o seu próprio projeto vídeo.

Um programa que convida a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação, assinalando este mês através de iniciativas e atividades para explorar e expressar o tema, direcionadas para a reflexão e a ação que os desafios atuais convocam.

 

 

Estamos de volta…

No início de mais um ano letivo, as três bibliotecas do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato dão as boas-vindas a toda a comunidade educativa, desejando um bom regresso às aulas com votos de sucesso para 2019/20, sempre na companhia de muitas e boas leituras…

Certamente que, ao longo do ano, teremos muitas atividades para todos os alunos do agrupamento: concursos, projetos de leitura, encontro com escritores, feiras do livro, ateliês de leitura e de escrita, semana da leitura, comemoração de efemérides… e muito mais!


Esperamos por ti nas Bibliotecas do nosso Agrupamento!

 

- ANO LETIVO 2018/2019 -

 
 

Junho na Biblioteca do AEVST

As colegas de Ciências do 3º ciclo, realizarão no dia 13, para os alunos de 5º ano, um jogo com atividades de leitura e estratégias de aprendizagem bem divertidas no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Oral. Com este pojeto, definiu-se como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura, bem como, através das suas Bibliotecas, contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral, concorrendo para a melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos, junto das crianças e das comunidades envolventes. 

 

 

 

Ler+Ambiente

Os ninhos realizados pelos alunos do 6º ano encontrar-se-ão em exposição na entrada da escola a partir do dia 13. 

O mural digital com todas as atividades realizadas no âmbito deste projeto encontra-se disponível no seguinte endereço: padlet.com/bibaevst/lermaisambiente

 

 

Maio na Biblioteca do AEVST

 

 

Infelizmente, os nossos alunos não foram apurados para a Grande Final que se realiza no dia 17 de maio, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. No entanto, os resultados que partilhamos abaixo devem ser motivo de orgulho para todos, desde alunos a professores e encarregados de educação, pois o percurso neste desafio foi notável.

        - Matemática - Daniel da Silva Martins (85%)

        - Leitura - Maria Helena Martins Fernandes (78%)

 

  

LER+ AMBIENTE – 3ª fase do projeto

Atividade de articulação curricular – Biblioteca Escolar, Português, Ciências Naturais, TIC, Eco Escolas, ET, Clube da Floresta, Laboratório da Paisagem.

Nesta fase do projeto Ler+ Ambiente, pretende-se desafiar os nossos alunos para a pesquisa, a escrita, a leitura e o desenho, partindo da leitura de textos de natureza literária, científica ou histórica, em suportes multimodais (textos, vídeos, websites.) e tendo como contexto a temática abordada “As aves semeadoras”.  

Com base na leitura e exploração destes recursos e articulando as diversas áreas curriculares, pretende-se que os alunos criem um produto final apelativo, que possa ser apresentado à comunidade.

 

É já no dia 14 de maio a final concelhia do concurso “Soletrar Ciência”.   Este concurso (que resulta da articulação entre Biblioteca Escolar e os Grupos de Ciências Naturais e Físico-Química) é dirigido aos alunos do 3º ciclo e tem como objetivos principais aumentar o vocabulário, aprofundar o conhecimento de conceitos científicos e melhorar a pronúncia e a ortografia. Irá representar o nosso Agrupamento o aluno do 8ºC, Rui Machado.

 

“UM DIA COM … NA EB 2/3” – Visita dos alunos do 4º ano à EB 2/3

Nos dias 22, 23, 24 e 29 de maio, os alunos do 4º ano, deslocar-se-ão das EB1 e do Centro Escolar para realizar uma visita à Escola EB 2, 3, com o objetivo de se familiarizarem com um contexto que lhes será próximo. Nessa visita serão acompanhados pelos seus professores titulares. Na escola sede, serão acompanhados pelos nossos anfitriões. No programa está previsto uma visita à escola, conhecer o GAAF e o SP, assistir a aulas, uma atividade na Biblioteca, o almoço na cantina e uma atividade surpresa.  

 

 

 

CHÁ COM … LIVROS – Dia 24 de maio, pelas 20:30.

Apresentação das atividades da BE e do Clube de Teatro e Poesia à comunidade na Comemoração do Dia do Autor – Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen.

 

 

 

Abril na Biblioteca do AEVST

Lançamento dos questionários disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

 

Está a ser implementado o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar. A avaliação da biblioteca escolar visa determinar até que ponto a missão, as metas e os objetivos estabelecidos para as bibliotecas estão ou não a ser alcançados, identificando as práticas que têm sucesso e que deverão manter-se e os pontos fracos que importa debelar.

De acordo com este modelo, a biblioteca irá avaliar o seu trabalho e desempenho através da aplicação do conjunto de questionários disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e que deverão ser respondidos por alunos, docentes, direção, pais e encarregados de educação.

Neste sentido, a equipa das Bibliotecas escolares solicita aos agentes educativos atrás mencionados o preenchimento do questionário, que lhes será enviado para o seu endereço eletrónico pela RBE, até ao dia 5 de abril.

A vossa colaboração é muito importante!

Grata,

A professora bibliotecária,

Manuela Matos

 

 

Março na Biblioteca do AEVST

 

Concurso Literacia 3D - RESULTADOS

  Já são conhecidos os alunos que vão representar o nosso agrupamento/ estabelecimento de ensino não agrupado na fase distrital da LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento, que decorre de 11 a 22 de março de 2019, nas capitais de distrito de todo o país, incluindo Regiões Autónomas.

Matemática - Daniel da Silva Martins do 5ºA

Ciência  - Francisca Maria Lopes Macedo do 6º B

Leitura - Maria Helena Martins Fernandes do 7º B

Inglês - Os alunos do 8ºA:

 - Bruno José da Silva Baião
 - Inês Vieira Rodrigues
 - Diana Raquel Lopes Garcia
 - Rui Jorge Vieira De Abreu

 

Resultados - Concurso Concelhio de Escrita - "Elogio a Sophia".

 

 

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura, terá lugar a entrega dos Prémios do Concurso Literário “Elogio a Sophia”, numa sessão agendada para o dia 7 de março, às 17h30, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda.

 
 
 

Os vencedores do Concurso Concelhio de escrita foram os seguintes:

- Escalão A (1.º ciclo) - Eliana Quintas Rodrigues, AE Vale de S. Torcato - EB1 de Vinha - Turma V1

- Escalão B (2.º ciclo) -  Maria Carlos C. M. de Freitas, AE Francisco de Holanda

- Escalão C (3.º ciclo) - Bruna Pereira, AE Santos Simões

- Escalão D (Ens. Secundário) -  Ana Teresa Magalhães Lima, AE Santos Simões

Pode ler o poema Salpicos salgados da aluna do 1º ciclo, vencedora do nosso agrupamento.

                 

                           

SEMANA CONCELHIA DA LEITURA – 7 a 15 de março

 

A Semana da Leitura Concelhia 2019 realizar-se-á de 7 a 15 de março.

Todas as escolas do concelho estarão envolvidas, sendo convidadas a desenvolver a referida atividade de 7 a 15 de março. Relembra-se que o lema desta 3ª edição da Semana da Leitura é “Elogio à leitura”.

Nesta 3ª edição da Semana da Leitura, convidam-se as escolas a celebrarem a leitura, o prazer de ler e a criarem momentos de reflexão em torno de questões ligadas à temática em abordagem, mas também a transportarem a leitura para o domínio público e coletivo e a contarem com os contributos e a participação de todos na celebração da leitura.

07 de março -  consultar na página do facebook da BMRB, às 11 horas a transmissão em direto do vídeo que será o mote para a abertura na nossa Semana Concelhia da Leitura.

Fica aqui também o convite e programa para a Semana da Leitura de todas as escolas do Agrupamento de Escolas do Vale de S.Torcato.

 

 

  • Pré-escolar e 1º ciclo

- Atividade - STOP LEITURA: Textos de Sophia de Mello Breyner Andresen lidos em todas as escolas, à mesma hora: 9:30.

- Atividade - Curtas de Sophia: Filmagens de leituras da obra de Sophia por pais, alunos, funcionários, professores – Ao longo da semana.

- Atividade - “Elogio a Sophia”: Relativamente à atividade comum a todas as escolas " Elogio a Sophia", ficaram determinadas as seguintes obras a trabalhar, para uma apresentação na Semana da Leitura:

-  A Menina do mar para o Centro Escolar,

-  A Árvore para a EB1 de Bela Vista,

-  A Floresta para a EB1 de Vinha.

- Atividade - “À conversa com... Isabel Fernandes":

8 de março - 14:30/15:30 (6ª feira) -  Apresentação do livro “Viagem mágica a nenhures” pela autora Isabel Fernandes, na Biblioteca Escolar, para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Centro Escolar.

11 de março - 14:30/15:30 (2ª feira) -  Apresentação do livro “Viagem mágica a nenhures” pela autora Isabel Fernandes, na EB1 da Bela Vista, para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo da EB1 da Bela Vista.

12 de março - 14:30/15:30 (3ª feira) -  Apresentação do livro “Viagem mágica a nenhures” pela autora Isabel Fernandes, na EB1 de Vinha, para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo da EB1 de Vinha.

 

  • 2º e 3º ciclos

- Dia 11/03 às 10:00 - Abertura da Semana da Leitura: Atividade em articulação com Educação Musical, Clube de Teatro e Poesia, Português, Associação de Pais, Funcionários.

- Atividade - STOP LEITURA: Textos de Sophia de Mello Breyner Andresen lidos por professores ou alunos no 1º tempo da manhã (Duração:  5 min.)

- Atividade de decoração da escola e exposição de cartazes em articulação com os docentes de ET e EV

- Atividade - Curtas de Sophia: Filmagens de leituras da obra de Sophia por pais, alunos, funcionários, professores – Ao longo da semana.

- Atividade  em articulação com os grupos de Ciências Naturais e Física e Química – SOLETRAR  C I Ê N C I A - 14 de março – das 14:20h às 16:00h.

- Atividade – LerAmbiente: Atividade de articulação com Ciências (2º ciclo), Eco-Escolas, ET (2º ciclo) e Pegadas – Laboratório da Paisagem (14 de março – 5ªfeira, 14:20).

 

  • Departamento de Línguas - PORTUGUÊS

- Atividade – Elogio a Sophia:

5º Ano – A Fada Oriana – Dramatização de 2 extratos

6º Ano – Os Ciganos – Leituras e argumentações

7º Ano – O Cavaleiro da Dinamarca – Personificação de Sophia e leitura encenada do episódio versificado de Vanina e Guidobaldo.

8º Ano – A Saga – Apresentação da obra em BD e PPT com curiosidades sobre a Saga.

9º Ano – A poesia de Sophia – Festival de poesia

- Atividade – Sessão com a autora Teresa Macedo e o ilustrador Alexandre Reis

      14 de março - 10:30/11:15 (5ªfeira) –  3º ciclo

Sessão de apresentação do livro   - “Fragmentos de Natal” no Anfiteatro da EB 2/3 –  8ºA, B e C e CEF COZ.

- Atividade – Sessão com a autora Raquel Ramos

     15 de março - 11:00/12:10 (6ªfeira) –  2º ciclo  - 5º A, B, C, D e CEF ECMB.

Sessão de apresentação do livro   - “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura e Diário de Ana Joana: 13 anos e 30 moinhos de vento.”  pela autora Raquel Ramos, no Anfiteatro da EB 2/3.

 

27 de março - Dia Mundial do Teatro

Atividade em articulação com o grupo da Solidariedade.

 Apresentações do Clube de Teatro e Poesia à comunidade.

 

 

                     

 

Fevereiro na Biblioteca do AEVST

 

- Dia 5 de fevereiro “Dia da Internet mais Segura 2019”

Ao longo do mês de fevereiro, celebra-se o Mês da Internet Mais Segura. À semelhança dos anos letivos anteriores, o SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da segurança digital, durante o mês de fevereiro. Se uma das tuas atividades preferidas é jogar! Quer jogues em consolas ou em jogos online, deverás ter em conta algumas regras para poderes aproveitar ao máximo o teu tempo de lazer: www.seguranet.pt/jogo/

Dá também o teu contributo e publica na nossa webnode os teus conteúdos sobre segurança Digital. Basta, para isso, até ao final do mês de fevereiro, entregar o teu trabalho à professora de TIC. Juntos por uma Internet melhor! Navegue em Segurança!

 

- Dia 7 de fevereiro - Sessões de formação de utilizadores / sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) – na biblioteca da EB1/JI da Bela Vista.

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, vêm convidar os alunos do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá entre fevereiro e março de 2019.

Os alunos que queiram participar podem fazê-lo com inteira autonomia, com o apoio e enquadramento da escola.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA.

Os poemas a concurso devem ser entregues na Biblioteca Escolar, até ao dia 6 de fevereiro de 2019.

Disponibiliza-se o regulamento para os alunos com as indicações de como podem participar.

 

No dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Afetos na nossa escola. Se quiserem participar, podem elaborar as vossas habituais missivas amorosas e colocá-las, até ao dia 13, na caixa de correio que se encontra na Biblioteca Escolar para o efeito. Cartas, mensagens, recadinhos serão, posteriormente, distribuídos pelo "carteiro" aos respetivos destinatários durante a manhã do dia 15 de fevereiro. Adere também às sessões fotográficas dos melhores abraços e deixa a tua mensagem de afetos na árvore localizada à entrada da biblioteca.

 

 

13.ª edição Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal

 

O concurso realizar-se-á na Biblioteca Municipal Raul Brandão, nos dias  21 e 22 de fevereiro.

No nosso agrupamento, foram apurados :

1º ciclo – João Pedro Fernandes Garcia da turma ST5 do Centro Escolar e Sérgio Oliveira  da turma V1 de Vinha - Atães;

2º ciclo - Duarte Freitas do 6ºD e João Dinis Carvalho do 5º D;

3º ciclo - Maria Helena Martins Fernandes do 7ºB e João Alberto Fernandes do 9º A.

Consulta  aqui o regulamento

 

 

 

 

Concurso Concelhio de Escrita - "Elogio a Sophia".

Em breve, partilhamos convosco os textos elaborados pelos alunos do  agrupamento  para o concurso literário concelhio "Elogio a Sophia".

                     

 
 
 
 
 
 

 

 

Janeiro na Biblioteca do AEVST

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2019, a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, desafia os alunos das escolas do concelho a produzir um texto original e criativo centrado na vida e/ou a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

São objetivos desta iniciativa:

a) fomentar e consolidar hábitos de escrita e leitura;

b) promover a escrita e valorizar a expressão literária;

c) promover a criatividade e a imaginação.

 

O concurso destina-se a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário de qualquer estabelecimento de ensino do concelho de Guimarães,

distribuídos por quatro escalões:

A – 3.º e 4.º anos;

B – 5.º e 6.º anos;

C –7.º ao 9.º ano;

D – Ensino Secundário.

 

Aqui fica a calendarização do concurso:

a) Entrega dos textos nos agrupamentos e escolas não agrupadas – até 8 de fevereiro de 2019 (2 textos por turma);

b) Seleção por parte do júri interno dos textos a concurso (2 textos por escalão) – até dia 15 de fevereiro de 2019;

c) Entrega dos textos selecionados na Biblioteca Municipal Raul Brandão – até 18 de fevereiro de 2019;

d) Apreciação dos trabalhos pelo Júri – de 19 de fevereiro a 01 de março de 2019;

e) Sessão pública na BMRB – divulgação dos resultados e entrega dos prémios (Semana Concelhia da Leitura 2019 – 07 a 15 de março).

 

Partilhamos com vocês o regulamento para o concurso literário "Elogio a Sophia".

 

Em data ainda a confirmar, no âmbito da atividade " À conversa com...", receberemos a escritora Teresa Macedo e  o ilustrador Alexandre Reis  na Biblioteca Escolar da EB 2/3 para a apresentação do livro “Fragmentos de Natal”.

 

Comemorar-se-ão também as seguintes datas:

- 23 de janeiro - Dia Mundial da Escrita à mão. 

Com o lema "Dá 5 minutosàobra de Sophia", a iniciativa constitui um desafio à comunidade educativa para dar o seu contributo, com a sua caligrafia, na escrita da cópia da obra “Histórias da Terra e do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

- 29 de janeiro – Dia Mundial do Puzzle.

 Para comemorar o dia do puzzle,  dirige-te à biblioteca e diverte-te a construir puzzles.

 

Dezembro na Biblioteca do AEVST

    

    Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, realiza-se na Biblioteca Escolar da Escola sede a já tradicional Feira do Livro que, de ano para ano, tem vindo a ganhar um lugar de destaque no nosso Agrupamento e a consolidar-se como sendo um evento cultural de grande expressão. 

     A nossa biblioteca estará aberta das 8.25 às 17.40 horas. No dia 7 de dezembro, a biblioteca abrirá também, à noite, das 20.30 às 23.00 horas. A par dos livros, vão ser vários as atividades culturais (Música, Dança, Teatro, Poesia) que compõem o programa de animação.

  

  Contamos com a sua visita! Neste Natal, ofereça livros!

Pode acompanhar a nossa Feira do Livro na secção 'Atividades'.

 

    No dia 12 de dezembro, a Equipa da Biblioteca, em articulação com o grupo de Português e titulares dos 3º e 4º anos do 1º ciclo, dinamizará a fase escola do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos. Nesta fase, já foram apurados, em sala de aula, pelos respetivos professores, os alunos selecionados para a fase biblioteca e escolhidas as obras a concurso. Apurar-se-ão 3 vencedores (um de cada ciclo) que competirão na Fase Concelhia que se realizará a 22 de fevereiro.

    Ver regulamento e poemas selecionados.

 

Novembro na Biblioteca do AEVST

 

SEMANA DO CINEMA – De 5 a 9 de novembro. 

Consulta a lista de filmes propostos na tua biblioteca escolar ou no calendário da webnode da BE.

 

 CHÁ COM … LIVROS – Dia 8 de novembro, pelas 18:30.

 Apresentação da BE pelos alunos do 5º ano aos seus EE/Sensibilização para importância da leitura.

 

O DESAFIO PELO CONHECIMENTO – Dias 19 e 26 de novembro

 A LITERACIA 3Di volta a avaliar competências de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês dos alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos.

A LITERACIA 3Di desenrola-se ao longo de todo o ano letivo, com três fases definidas:

a) Primeira Fase – Local Realiza-se de 19 a 23 de novembro de 2018 para o 2.º ciclo e de 26 a 30 de novembro para o 3.º ciclo, nas instalações dos respetivos agrupamentos escolares ou estabelecimentos de ensino não agrupados inscritos.

b) Segunda Fase – Distrital Realiza-se de 11 a 22 de março de 2019, num estabelecimento de ensino localizado em cada uma das capitais de distrito/ região autónoma, a definir pela Porto Editora.

 c) Terceira Fase – Final Nacional A final da presente edição realiza-se a 17 de maio de 2019, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Lisboa).

 

“Lemos para estudar, para procurar informação de que necessitamos ou para nos distrairmos. Lemos histórias, notícias, poesias e muitos outros textos. Podemos ler em suporte de papel (livros, revistas, jornais) ou em suporte audiovisual (computador, telemóvel, televisão).

Como sabes, nem sempre compreendes os textos com a mesma facilidade. Depende, por exemplo, do assunto e do tipo de texto. Às vezes lês muito depressa, outras vezes tens de voltar atrás para perceberes melhor o que está escrito.

Esta é uma prova para mostrares o que compreendes quando lês um texto.”

 

A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 19 de novembro para o 2º ciclo e no dia 26 de novembro para o 3º ciclo (Ver escalonamento das turmas).

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA – 20 e 21 de novembro

20/11 - Abertura da cerimónia oficial na Escola Secundária Martins Sarmento com a declamação de um poema pelos nossos alunos do Clube de teatro e Poesia e declamação pelas salas da EB 2/3.

21/11 à tarde – Declamação no Centro Escolar e em diversos locais da vila.

 

ENCONTRO COM A ESCRITORA EVA MACHADO –  22 de novembro, 9:30 no Centro Escolar e 11:00 na EB1 da Belavista - Apresentação do livro “As bruxas do Toural”.

 

Tal como em anos anteriores e tendo sempre em vista o prazer de ler e o incentivo ao ato concreto de ler e de estar em contacto com os livros, o Plano Nacional de Leitura (PNL), promove, no ano letivo de 2018 / 2019, a 13ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).  o Regulamento da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), prevê que o mesmo decorra em quatro fases, entre o dia 4 de outubro de 2018 e o dia 25 de maio de 2019:

Inscrições: de 4 a 19 de outubro

Fase Escolar - de 27 de outubro a 21 de dezembro de 2018

Até 3 janeiro registo de obras lidas e alunos apurados - SIPNL 
Até 10 de janeiro: divulgação da lista de alunos apurados no Portal do PNL;

Fase Municipal - de 11 de janeiro a 25 de fevereiro

Até 25 de fevereiro as bibliotecas municipais registam obras lidas e alunos apurados - SIPNL
Até 6 de março: divulgação da lista de alunos apurados no portal do PNL;

Fase Intermunicipal - de 7 de março a 30 de abril

Até 3 de maio as bibliotecas municipais registam no SIPNL as obras lidas e alunos apurados
Até 9 de maio: divulgação dos alunos apurados no portal do PNL e dos parceiros;

Fase Nacional
Prova escrita de pré-seleção: 13 de maio
Prova pública de palco: 25 de maio

Neste concurso participam alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do nosso agrupamento. As inscrições devem ser feitas pelo professor titular ou o professor de Português junto da coordenadora da Biblioteca Escolar, até ao dia 15 de novembro. 
A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 12 de dezembro, pelas 13.30. As obras selecionadas são:

- 1º Ciclo:  “O rapaz e o espelho”, Álvaro Magalhães
- 2º Ciclo: “A viúva e o papagaio”, Virginia Woolf

- 3º Ciclo: “Missão Impossível”, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

 

A Fase municipal realiza-se a 22 de fevereiro.

BOAS LEITURAS!

 

 

Outubro Mês das Bibliotecas Escolares

  

Eu ♥ biblioteca escolar -  Este foi o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

Para 2018, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 22 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

Assim, este evento constou de várias atividades lúdico-didáticas, nomeadamente, a formação de utilizadores / ensino de competências para o uso da BE/Literacias:

  • De 8 a 17 de outubro - Sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) - 5º ano
  • Dia 18 de outubro - Sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) - 1º ano do Centro Escolar.
  • Dias 22 e 23 de outubro -  Sessões de leitura para o pré-escolar.
  • Dias 24 e 25 - Sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) – 2º, 3º e 4º anos do Centro Escolar.
  • 22 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar -- desafio à comunidade escolar para sessões de leitura/declamação de poesia na BE ( Pede-se aos colegas do 1º ciclo e aos colegas de LP interessados dos 2º e 3º ciclos que marquem as sessões das suas turmas na Biblioteca).
  • Dia 31 de outubro – Apresentação do livro “ As bruxas do Toural” numa sessão com a escritora Eva Machado (a confirmar).
  • Dia 31  de outubro - Chá com livros na BE da EB 2/3- Sessão de leitura expressiva dinamizada pelos alunos  destinada a EE ( a confirmar).

 

… e comemorações de efemérides, tais como: a “Implantação da República”, o “Dia da Alimentação”, “Dia da Biblioteca Escolar”, “ Halloween”.


Estas atividades inseriram-se na comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Escolar para a importância da BE no processo de ensino-aprendizagem.

 

Outras sugestões de atividades para o Dia da Biblioteca Escolar:

  • Promover sessões de leitura dos principais livros infantis portugueses.
  • Convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os livros que mais gostaram de ler.
  • Visualização de filmes infantis que destaquem a importância da leitura.
  • Propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares.
  • Seleção de poemas e leitura em sala de aula.

 

Janeiro na Biblioteca do AEVST

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2019, a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, desafia os alunos das escolas do concelho a produzir um texto original e criativo centrado na vida e/ou a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

São objetivos desta iniciativa:

a) fomentar e consolidar hábitos de escrita e leitura;

b) promover a escrita e valorizar a expressão literária;

c) promover a criatividade e a imaginação.

 

O concurso destina-se a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário de qualquer estabelecimento de ensino do concelho de Guimarães,

distribuídos por quatro escalões:

A – 3.º e 4.º anos;

B – 5.º e 6.º anos;

C –7.º ao 9.º ano;

D – Ensino Secundário.

 

Aqui fica a calendarização do concurso:

a) Entrega dos textos nos agrupamentos e escolas não agrupadas – até 8 de fevereiro de 2019 (2 textos por turma);

b) Seleção por parte do júri interno dos textos a concurso (2 textos por escalão) – até dia 15 de fevereiro de 2019;

c) Entrega dos textos selecionados na Biblioteca Municipal Raul Brandão – até 18 de fevereiro de 2019;

d) Apreciação dos trabalhos pelo Júri – de 19 de fevereiro a 01 de março de 2019;

e) Sessão pública na BMRB – divulgação dos resultados e entrega dos prémios (Semana Concelhia da Leitura 2019 – 07 a 15 de março).

 

Partilhamos com vocês o regulamento para o concurso literário "Elogio a Sophia".

 

Em data ainda a confirmar, no âmbito da atividade " À conversa com...", receberemos a escritora Teresa Macedo e  o ilustrador Alexandre Reis  na Biblioteca Escolar da EB 2/3 para a apresentação do livro “Fragmentos de Natal”.

 

Comemorar-se-ão também as seguintes datas:

- 23 de janeiro - Dia Mundial da Escrita à mão. 

Com o lema "Dá 5 minutosàobra de Sophia", a iniciativa constitui um desafio à comunidade educativa para dar o seu contributo, com a sua caligrafia, na escrita da cópia da obra “Histórias da Terra e do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

- 29 de janeiro – Dia Mundial do Puzzle.

 Para comemorar o dia do puzzle,  dirige-te à biblioteca e diverte-te a construir puzzles.