Dezembro na Biblioteca do AEVST

    

    Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, realiza-se na Biblioteca Escolar da Escola sede a já tradicional Feira do Livro que, de ano para ano, tem vindo a ganhar um lugar de destaque no nosso Agrupamento e a consolidar-se como sendo um evento cultural de grande expressão. 

     A nossa biblioteca estará aberta das 8.25 às 17.40 horas. No dia 7 de dezembro, a biblioteca abrirá também, à noite, das 20.30 às 23.00 horas. A par dos livros, vão ser vários as atividades culturais (Música, Dança, Teatro, Poesia) que compõem o programa de animação.

  

  Contamos com a sua visita! Neste Natal, ofereça livros!

Pode acompanhar a nossa Feira do Livro na secção 'Atividades'.

 

    No dia 12 de dezembro, a Equipa da Biblioteca, em articulação com o grupo de Português e titulares dos 3º e 4º anos do 1º ciclo, dinamizará a fase escola do Concurso Nacional de Leitura, destinada aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos. Nesta fase, já foram apurados, em sala de aula, pelos respetivos professores, os alunos selecionados para a fase biblioteca e escolhidas as obras a concurso. Apurar-se-ão 3 vencedores (um de cada ciclo) que competirão na Fase Concelhia que se realizará a 22 de fevereiro.

    Ver regulamento e poemas selecionados.

 

Novembro na Biblioteca do AEVST

 

SEMANA DO CINEMA – De 5 a 9 de novembro. 

Consulta a lista de filmes propostos na tua biblioteca escolar ou no calendário da webnode da BE.

 

 CHÁ COM … LIVROS – Dia 8 de novembro, pelas 18:30.

 Apresentação da BE pelos alunos do 5º ano aos seus EE/Sensibilização para importância da leitura.

 

O DESAFIO PELO CONHECIMENTO – Dias 19 e 26 de novembro

 A LITERACIA 3Di volta a avaliar competências de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês dos alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos.

A LITERACIA 3Di desenrola-se ao longo de todo o ano letivo, com três fases definidas:

a) Primeira Fase – Local Realiza-se de 19 a 23 de novembro de 2018 para o 2.º ciclo e de 26 a 30 de novembro para o 3.º ciclo, nas instalações dos respetivos agrupamentos escolares ou estabelecimentos de ensino não agrupados inscritos.

b) Segunda Fase – Distrital Realiza-se de 11 a 22 de março de 2019, num estabelecimento de ensino localizado em cada uma das capitais de distrito/ região autónoma, a definir pela Porto Editora.

 c) Terceira Fase – Final Nacional A final da presente edição realiza-se a 17 de maio de 2019, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Lisboa).

 

“Lemos para estudar, para procurar informação de que necessitamos ou para nos distrairmos. Lemos histórias, notícias, poesias e muitos outros textos. Podemos ler em suporte de papel (livros, revistas, jornais) ou em suporte audiovisual (computador, telemóvel, televisão).

Como sabes, nem sempre compreendes os textos com a mesma facilidade. Depende, por exemplo, do assunto e do tipo de texto. Às vezes lês muito depressa, outras vezes tens de voltar atrás para perceberes melhor o que está escrito.

Esta é uma prova para mostrares o que compreendes quando lês um texto.”

 

A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 19 de novembro para o 2º ciclo e no dia 26 de novembro para o 3º ciclo (Ver escalonamento das turmas).

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA – 20 e 21 de novembro

20/11 - Abertura da cerimónia oficial na Escola Secundária Martins Sarmento com a declamação de um poema pelos nossos alunos do Clube de teatro e Poesia e declamação pelas salas da EB 2/3.

21/11 à tarde – Declamação no Centro Escolar e em diversos locais da vila.

 

ENCONTRO COM A ESCRITORA EVA MACHADO –  22 de novembro, 9:30 no Centro Escolar e 11:00 na EB1 da Belavista - Apresentação do livro “As bruxas do Toural”.

 

Tal como em anos anteriores e tendo sempre em vista o prazer de ler e o incentivo ao ato concreto de ler e de estar em contacto com os livros, o Plano Nacional de Leitura (PNL), promove, no ano letivo de 2018 / 2019, a 13ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).  o Regulamento da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), prevê que o mesmo decorra em quatro fases, entre o dia 4 de outubro de 2018 e o dia 25 de maio de 2019:

Inscrições: de 4 a 19 de outubro

Fase Escolar - de 27 de outubro a 21 de dezembro de 2018

Até 3 janeiro registo de obras lidas e alunos apurados - SIPNL 
Até 10 de janeiro: divulgação da lista de alunos apurados no Portal do PNL;

Fase Municipal - de 11 de janeiro a 25 de fevereiro

Até 25 de fevereiro as bibliotecas municipais registam obras lidas e alunos apurados - SIPNL
Até 6 de março: divulgação da lista de alunos apurados no portal do PNL;

Fase Intermunicipal - de 7 de março a 30 de abril

Até 3 de maio as bibliotecas municipais registam no SIPNL as obras lidas e alunos apurados
Até 9 de maio: divulgação dos alunos apurados no portal do PNL e dos parceiros;

Fase Nacional
Prova escrita de pré-seleção: 13 de maio
Prova pública de palco: 25 de maio

Neste concurso participam alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do nosso agrupamento. As inscrições devem ser feitas pelo professor titular ou o professor de Português junto da coordenadora da Biblioteca Escolar, até ao dia 15 de novembro. 
A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 12 de dezembro, pelas 13.30. As obras selecionadas são:

- 1º Ciclo:  “O rapaz e o espelho”, Álvaro Magalhães
- 2º Ciclo: “A viúva e o papagaio”, Virginia Woolf

- 3º Ciclo: “Missão Impossível”, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

 

A Fase municipal realiza-se a 22 de fevereiro.

BOAS LEITURAS!

 

 

Outubro Mês das Bibliotecas Escolares

  

Eu ♥ biblioteca escolar -  Este foi o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

Para 2018, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 22 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

Assim, este evento constou de várias atividades lúdico-didáticas, nomeadamente, a formação de utilizadores / ensino de competências para o uso da BE/Literacias:

  • De 8 a 17 de outubro - Sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) - 5º ano
  • Dia 18 de outubro - Sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) - 1º ano do Centro Escolar.
  • Dias 22 e 23 de outubro -  Sessões de leitura para o pré-escolar.
  • Dias 24 e 25 - Sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário) – 2º, 3º e 4º anos do Centro Escolar.
  • 22 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar -- desafio à comunidade escolar para sessões de leitura/declamação de poesia na BE ( Pede-se aos colegas do 1º ciclo e aos colegas de LP interessados dos 2º e 3º ciclos que marquem as sessões das suas turmas na Biblioteca).
  • Dia 31 de outubro – Apresentação do livro “ As bruxas do Toural” numa sessão com a escritora Eva Machado (a confirmar).
  • Dia 31  de outubro - Chá com livros na BE da EB 2/3- Sessão de leitura expressiva dinamizada pelos alunos  destinada a EE ( a confirmar).

 

… e comemorações de efemérides, tais como: a “Implantação da República”, o “Dia da Alimentação”, “Dia da Biblioteca Escolar”, “ Halloween”.


Estas atividades inseriram-se na comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Escolar para a importância da BE no processo de ensino-aprendizagem.

 

Outras sugestões de atividades para o Dia da Biblioteca Escolar:

  • Promover sessões de leitura dos principais livros infantis portugueses.
  • Convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os livros que mais gostaram de ler.
  • Visualização de filmes infantis que destaquem a importância da leitura.
  • Propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares.
  • Seleção de poemas e leitura em sala de aula.