Concurso Nacional de Leitura | 14.ª Edição - 2019/2020

A Biblioteca promove anualmente esta atividade que visa motivar/incentivar os jovens para a leitura. Este ano, participaram 14 alunos do 1º ciclo, 14 do 2º ciclo e 11 alunos do 3º ciclo. Depois da prova escrita, foram apurados para a etapa seguinte - prova oral, os 5 alunos mais bem classificados por nível de ensino. Para a seleção dos dois finalistas de cada nível de ensino foram considerados os resultados obtidos na prova escrita e oral.

 

 

A Biblioteca Escolar tem o prazer de anunciar os seis alunos apurados na fase escolar do "Concurso Nacional de Leitura" e de informar que estes participarão na segunda fase em representação da nossa escola no dia 11 de fevereiro. Muitos Parabéns meninos!

  • 1º ciclo - Eliana Rodrigues do 4º ano da EB1 de Vinha – Atães
                    Maria Francisca Freitas Marques do 4º ano do Centro Escolar de S.Torcato
  • 2º ciclo - Afonso Fernandes Teixeira do 6ºB
                   Martim Ribeiro Siva do 5ºB
  • 3º ciclo - Ana Margarida Fernandes Ribeiro do 8ºA
                   Diogo António Azevedo R. Cardoso do 9ºA

Reiteramos os nossos agradecimentos a todos os alunos que participaram na primeira fase e aos respetivos professores.

 

 

"Ninguém dá prendas ao Pai Natal" de Ana Saldanha

"Ninguém dá prendas ao Pai Natal" de Ana Saldanha, dramatizado pelos alunos do Clube de Teatro e Poesia da EB 2/3.

 

Feira do Livro 2019/2020 - Dia 3

 

Feira do Livro 2019/2020 - Dia 2

Foi bom ver os nossos alunos entusiasmados com os livros e pedir para ficar na biblioteca a ler!

 

 

Feira do Livro 2019/2020 - Dia 1

 
 

Literacia 3Di

De 19 a 27 de novembro,  94 alunos dos 2º e 3º ciclos participaram no concurso da Literacia 3Di, uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora. Ao longo destas duas semanas, os alunos dos 5º e 6º anos  foram postos à prova nas Literacia da Matemática e da Ciência, respetivamente e os alunos dos 7º e 8º, nas literacias da Leitura e do Inglês.

Este desafio pelo conhecimento, que decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, põe à prova as capacidades dos alunos em diversas áreas, através de provas interativas disponibilizadas na plataforma online Escola Virtual.

Ficamos a aguardar os resultados.

 

Comemoração do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen

 

 

 

10 minutos a Ler...

No dia 28 de outubro, segunda-feira, comemorou-se o dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Nesse sentido, solicitou-se a toda a comunidade educativa que, nesse dia, implementasse a atividade sugerida pelo PNL “10 minutos a ler”. Bastou para isso, escolherem um livro, uma notícia ou um texto. Ao toque da campainha das 10:25 horas, todos se dirigiram para a sala e ao som da música “Keep Reading” (difundida pela rádio escola), iniciaram a leitura do livro selecionado, durante 10 minutos.

 

 

Ler+Ambiente - Apresentação do trabalho no Multiusos

Última fase do nosso projeto “LER+AMBIENTE” realizado com todas as turmas do 6º ano, em articulação com Português, Ciências, TIC, Eco- Escola, Laboratório da Paisagem e Encarregados da Educação -   Apresentação do nosso trabalho colaborativo, no Multiusos de Guimarães, no âmbito do ECO Mostra, no dia 18 de outubro.

 

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES no MIBE

A BE já começou a realizar durante o mês de outubro, “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, sessões de formação de utilizadores, para alunos do 5º ano. Sendo um objetivo do Projeto Educativo do agrupamento “aumentar os níveis de literacia dos alunos”, consideramos estas ações importantes para a sua persecução.

Pretende-se tornar os alunos mais autónomos na utilização dos recursos bibliográficos da Biblioteca. Assim, foi explicada a organização do fundo documental e foram apresentadas as zonas funcionais da biblioteca, as suas regras, assim como os direitos e deveres dos utilizadores. Numa segunda sessão, todos os alunos participaram num bibliopaper, em prática os conhecimentos adquiridos.

 

 

Ler...  Simplesmente ler... Ler sempre

 

 

 - 2018/2019 - 

 

Exposição dos ninhos realizados pelos alunos do 6º ano no âmbito do projeto Ler+Ambiente

 
 

SOBE - SAÚDE ORAL BIBLIOTECAS ESCOLARES

Na sequência do desenvolvimento do Programa de Promoção da Saúde Oral, o Projeto SOBE definiu como objetivo central conceber e executar estratégias de promoção da leitura, bem como, através das suas Bibliotecas, contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral, concorrendo para a melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos, junto das crianças e das comunidades envolventes. Com essa intenção, as colegas de Ciências do 3º ciclo, realizaram, para os alunos de 5º ano, um jogo com atividades de leitura e estratégias de aprendizagem bem divertidas!

 

 

Sarau Cultural

Na passada sexta-feira, dia 24 de maio, pelas 21:00 horas, a coordenadora da BE e as professoras responsáveis  pelo Clube de Teatro e Poesia convidaram os pais dos alunos envolvidos para uma apresentação das atividades realizadas pelos seus educandos ao longo do ano letivo. Tivemos o anfiteatro cheio e a noite foi um sucesso! 

Parabéns meninos!

 

 

Concurso Soletrar Ciência - Final Concelhia

Rui Machado, aluno do 8.º ano representou o nosso agrupamento na quarta edição do Concurso Soletrar Ciência. A final realizou-se esta terça-feira, 14 de maio, no Auditório da Fraterna, e foi disputada por nove alunos em representação dos vários agrupamentos escolares do Concelho de Guimarães.

Antes da prova final, os finalistas, alunos e professores passaram pelo Curtir Ciência e assistiram a demonstrações de experiências científicas asseguradas pelos vários Agrupamentos de Escolas. Os nossos alunos, José Eduardo e o Pedro Tomás estiveram à altura do desafio!

Na prova final cada um dos finalistas teve de soletrar um conjunto de palavras cabendo a avaliação a um júri composto por representantes do Município de Guimarães, Curtir Ciência e Biblioteca Municipal Raul Brandão. O concurso é organizado pelo grupo de trabalho de professores bibliotecários de Guimarães, Rede de Bibliotecas Escolares e Centro Ciência Viva, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, docentes de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas dos agrupamentos participantes e Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Agradecemos ao Rui, o esforço e empenho!

 

 

Projeto Ler +Ambiente: Tomé, o Gaio Semeador

LER+ Ambiente - Atividade de articulação curricular – Biblioteca Escolar, Português, Ciências Naturais, Eco Escolas, ET, Clube da Floresta, Laboratório da Paisagem. 

O projeto Ler+ Ambiente desafia as escolas a procurarem estratégias de leitura de natureza literária, científica ou histórica, tendo como contexto a natureza, e partindo de suportes multimodais textos, vídeos, websites... Com base na leitura e exploração destes recursos e articulando as diversas áreas curriculares, pretende-se que os alunos criem um produto final apelativo, que possa ser apresentado à comunidade.

Turmas envolvidas: 6.º A, 6.º B, 6.º C e 6.ºD

 

"Elogio a Sophia" - leituras expressivas da obra de Sophia

 

 

Semana da Leitura Festival da Poesia

 

Semana da Leitura - Leitura expressiva da obra "Os ciganos"

 

À conversa com... Raquel Ramos

Raquel Ramos esteve, no dia 15 de março, na nossa escola para apresentar os seus dois mais recentes livros " Diário de Ana Joana: 12 anos, 1.36m de altura" e " Diário de Ana Joana: 13 anos e 30 moinhos de vento".
 

 
 

 Concurso Soletrar Ciência - Fase escola

Como já é habitual na nossa Semana da Leitura, realizamos o Concurso Soletrar Ciência - Fase Escola. Foi selecionado um aluno por turma,participando, portanto, 11 alunos do 3° ciclo. Ficou apurado o aluno Rui Machado do 8° C para representar o nosso agrupamento a nível concelhio.
 
 

Elogio a Sophia pelos alunos do 8º ano

 
No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 8º ano apresentam a Saga de Sophia de Mello Breyner Andresen aos colegas do 7º ano. 
Muito bem meninos!
 

 

 

Momentos de leitura nas aulas de Educação Especial

 

À conversa com... Teresa Macedo e Alexandre Reis

 
 
Os alunos do 8° ano e do CEZ COZ tiveram a honra de estar " À conversa com ... Teresa Macedo e Alexandre Reis", ambos docentes do agrupamento que, hoje,  es
 
tiveram com eles não  para lhes dar aulas mas para apresentar "Fragmentos de Natal". Escusado será dizer que todos achamos a sessão muito interessante e enriquecedora! 
 
 
 
 
 

Recriação do episódio de Vanina e Guidobaldo do Cavaleiro da Dinamarca

Alunos do 7° ano apresentam aos colegas de 6° uma recriação em verso do episódio de Vanina e Guidobaldo do  Cavaleiro da Dinamarca.
 
 

 

Semana da Leitura 2019 (Exposições de trabalhos)

 

Abertura da Semana da Leitura 2019

 
 

Semana Concelhia da Leitura - Prémios do Concurso Literário “Elogio a Sophia”

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura, teve lugar a entrega dos Prémios do Concurso Literário “Elogio a Sophia”, no dia 7 de março, às 17h30, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda.

Os vencedores do Concurso Concelhio de escrita foram os seguintes:

- Escalão A (1.º ciclo) - Eliana Quintas Rodrigues, AE Vale de S. Torcato - EB1 de Vinha - Turma V1

- Escalão B (2.º ciclo) -  Maria Carlos C. M. de Freitas, AE Francisco de Holanda

- Escalão C (3.º ciclo) - Bruna Pereira, AE Santos Simões

- Escalão D (Ens. Secundário) -  Ana Teresa Magalhães Lima, AE Santos Simões

 

Podem ler o poema Salpicos salgados da aluna do 1º ciclo, vencedora do nosso agrupamento.

 

Parabéns Eliana!

 

 

CNL - Fase Municipal (3º ciclo)

 

No dia 22 de fevereiro foi a vez dos alunos Maria Helena Martins Fernandes do 7ºB e José Alberto Fernandes do 9º A representarem a nossa Escola na 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura, fase concelhia, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Ler transforma, cria, sublima e quem o faz terá, com toda a certeza, uma vida plena de novas sensações, aventuras e sonhos.

Continuem a ler…a LEITURA comanda a Vida!

 

 

CNL - Fase Municipal (1º e 2º ciclo)

No dia 21 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, realizou-se, o CNL – fase municipal - para os alunos dos 1º e 2º ciclos. O nosso agrupamento foi muito bem representado pelos alunos do 1º ciclo – João Pedro Fernandes Garcia da turma ST5 do Centro Escolar e Sérgio Oliveira da turma V1 de Vinha – Atães assim como pelos alunos Duarte Freitas do 6ºD e João Dinis Carvalho do 5º D.

Agradecemos a participação empenhada de todos e desejamos que a Leitura ocupe sempre um lugar muito especial na vida de cada um!

 

 

 

Dia dos Afetos

No dia 14 de fevereiro comemorou-se o Dia dos Afetos na nossa escola. Os alunos elaboraram as habituais mensagens que foram distribuídos pelas salas aos respetivos destinatários. Não esqueçamos também de referir a excelente declamação do poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões pelos alunos Tiago e Maria Helena.

Agradecemos a todos os participantes e colaboradores (principalmente aos alunos e professores dos Clubes de Teatro e da Solidariedade) pois, o mundo dos afetos é cada vez mais importante no nosso dia a dia, perante uma sociedade exigente que quase nos rouba o tempo de elogiar, de agradecer e dizer palavras bonitas àqueles que admiramos, gostamos e respeitamos.

Foi assim na nossa escola…

 

 

 

 

 

Dia Mundial do Puzzle

Comemorou-se, no dia 29 de janeiro, o Dia Mundial do Puzzle com a construção de puzzles. Os alunos dirigiram-se à biblioteca onde puderam construir um puzzle num tradicional jogo de tabuleiro ou num website.

Fica aqui a sugestão de um site para construir puzzles online

 

Dia Munidal da Escrita à mão

Hoje,  dia  23 de janeiro,  comemorou-se o Dia Mundial da Escrita à mão com o lema "Dá 5 minutos à obra de Sophia". A  iniciativa constitui um desafio à comunidade educativa para dar o seu contributo, com a sua caligrafia, na escrita da cópia da obra “Histórias da Terra e do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen.  Proceder-se-à, também, ao encadernamento e ilustração da cópia que será apresentada à comunidade na Semana da Leitura.

Obrigada pelo contributo!

 

 

13.ª edição Concurso Nacional de Leitura - Fase escola

Realizou-se, hoje, dia 12 de dezembro, a fase de escola da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura no qual participaram 43 alunos do nosso agrupamento, envolvendo, este ano, mais uma vez,  para além dos alunos do 3º ciclo, alunos do 1º e 2º ciclos. Depois da prova escrita, foram apurados para a etapa seguinte - prova oral, os 3 alunos mais bem classificados por nível de ensino. De seguida, foram considerados os resultados obtidos na prova escrita e oral e ficaram selecionados dois finalista de cada nível de ensino para representar o nosso agrupamento na fase concelhia:

  • 1º ciclo – João Pedro Fernandes Garcia da turma ST5 do Centro Escolar e Sérgio Oliveira  da turma V1 de Vinha - Atães;
  • 2º ciclo - Duarte Freitas do 6ºD e João Dinis Carvalho do 5º D;
  • 3º ciclo - Maria Helena Martins Fernandes do 7ºB e João Alberto Fernandes do 9º A.

Enquanto aguardamos confirmação sobre a data e local de realização da fase concelhia, que à partida deverá ser na Biblioteca Municipal no dia 22 de fevereiro, deixamos os devidos agradecimentos a todos os alunos participantes e aos professores que colaboraram na realização do concurso no nosso Agrupamento – bem hajam.  

 

 

CORREÇÃO: Informa-se que por falta de clareza no regulamento geral enviado pelo PNL, cometemos um lapso na nomeação dos alunos vencedores na Fase Biblioteca Escolar, sendo que devíamos ter apurado dois alunos por ciclo e não um. Os apurados supra mencionados já contemplam a respetiva correção.

 

Feira do Livro 2018

Reveja os momentos vividos na XIII Feira do Livro.
 
1º dia da Feira do Livro
 
 
 
2º dia da Feira do Livro:
 

 

3º dia da Feira do Livro:

 

 

Concurso de Literacia 3D

Nos dias 19 e 21 de novembro,  47 alunos do 2º ciclo participaram no concurso da Literacia 3D, uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora. Esta semana, foram os alunos dos 5º e 6º anos que foram postos à prova nas Literacia da Matemática e da Ciência, respetivamente.

Este desafio pelo conhecimento, que decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, põe à prova as capacidades dos alunos em diversas áreas, através de provas interativas disponibilizadas na plataforma online Escola Virtual.

Nos dias 26 e 27 de novembro, foi a vez dos alunos do 3° ciclo prestarem prova no Concurso de Literacia da Leitura e do Inglês. 

Ficamos a aguardar os resultados.

 

 

Direitos da Criança

Esta terça-feira, 20 de novembro, assinalou-se o 29º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, com a realização da última Assembleia de Crianças e Jovens, na Escola Secundária Martins Sarmento onde os participantes foram recebidos pelos nossos alunos do Clube de Teatro e Poesia convidados para declamar um poema alusivo aos Direitos da Criança, relembrando a todos o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade. Na EB 2/3, outro grupo de alunos do Clube de Teatro e Poesia também marcou esta data, declamando de sala em sala. Aproveitamos, igualmente, para divulgar a publicação, na nossa webnode (https://becreative18-pt.webnode.pt/), dos textos produzidos neste âmbito, pelos alunos do nosso agrupamento, nas Oficinas de Escrita.

Agradecemos a gentileza da nossa Associação de Pais que ofereceu aos alunos do Clube uma T-shirt com o título do poema declamado.

 

 

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança,  os alunos do Centro Escolar também  foram presenteados com as declamações do nosso grupo do Clube de Teatro e Poesia.

 
 
 

Chá com livros

No passado dia 8 de novembro, pelas 18:30, foi servido um "Chá com livros" na BE. 

Esta sessão, dirigida aos Encarregados de Educação dos alunos do 5° ano, visou sensibilizar para a importância da leitura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outubro 2018 - Mês da biblioteca Escolar

Eu biblioteca escolar -  Este foi o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE). Ao longo do mês foram várias as atividades dinamizadas pela biblioteca do agrupmento das quais: sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário), entre outras. Veja aqui alguns destes momentos:

 

Atividades BE 2013-2014

Atividade “O meu agrupamento adota um autor”

No ano letivo de 2009/2010, um grupo de alunos de 5º ano apresentou o projeto “O meu agrupamento adota um autor”, com a declamação do texto poético “ As portas”, de Álvaro Magalhães.

Abrimos as portas do nosso agrupamento a esses alunos. Durante anos a fio eles envolveram-se em inúmeros projetos de forma incansável, com muito dinamismo, empenho e dedicação.

Agradecemos-lhes todo o seu contributo na dinamização das atividades realizadas neste agrupamento e desejamos a todos muito sucesso na viagem, entretanto, iniciada no ensino secundário, no ano letivo 2014/15.

Aqui fica a nossa singela homenagem.