13.ª edição Concurso Nacional de Leitura - Fase escola

Realizou-se, hoje, dia 12 de dezembro, a fase de escola da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura no qual participaram 43 alunos do nosso agrupamento, envolvendo, este ano, mais uma vez,  para além dos alunos do 3º ciclo, alunos do 1º e 2º ciclos. Depois da prova escrita, foram apurados para a etapa seguinte - prova oral, os 3 alunos mais bem classificados por nível de ensino. De seguida, foram considerados os resultados obtidos na prova escrita e oral e ficaram selecionados dois finalista de cada nível de ensino para representar o nosso agrupamento na fase concelhia:

  • 1º ciclo – João Pedro Fernandes Garcia da turma ST5 do Centro Escolar e Sérgio Oliveira  da turma V1 de Vinha - Atães;
  • 2º ciclo - Duarte Freitas do 6ºD e João Dinis Carvalho do 5º D;
  • 3º ciclo - Maria Helena Martins Fernandes do 7ºB e João Alberto Fernandes do 9º A.

Enquanto aguardamos confirmação sobre a data e local de realização da fase concelhia, que à partida deverá ser na Biblioteca Municipal no dia 22 de fevereiro, deixamos os devidos agradecimentos a todos os alunos participantes e aos professores que colaboraram na realização do concurso no nosso Agrupamento – bem hajam.  

 

 

CORREÇÃO: Informa-se que por falta de clareza no regulamento geral enviado pelo PNL, cometemos um lapso na nomeação dos alunos vencedores na Fase Biblioteca Escolar, sendo que devíamos ter apurado dois alunos por ciclo e não um. Os apurados supra mencionados já contemplam a respetiva correção.

 

Feira do Livro 2018

Reveja os momentos vividos na XIII Feira do Livro.
 
1º dia da Feira do Livro
 
 
 
2º dia da Feira do Livro:
 

 

3º dia da Feira do Livro:

 

 

Encontro com a escritora Maria Eva Machado

Hoje, 22 de novembro, a escritora Maria Eva Machado esteve no nosso agrupamento para a apresentação do seu último livro " As bruxas do Toural". Através de uma pequena dramatização  dos alunos e da interação com a autora, os alunos ficaram a conhecer melhor alguns costumes e tradições, assim como a origem da bela Praça do Toural.

 

Concurso de Literacia 3D

Nos dias 19 e 21 de novembro,  47 alunos do 2º ciclo participaram no concurso da Literacia 3D, uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora. Esta semana, foram os alunos dos 5º e 6º anos que foram postos à prova nas Literacia da Matemática e da Ciência, respetivamente.

Este desafio pelo conhecimento, que decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, põe à prova as capacidades dos alunos em diversas áreas, através de provas interativas disponibilizadas na plataforma online Escola Virtual.

Nos dias 26 e 27 de novembro, foi a vez dos alunos do 3° ciclo prestarem prova no Concurso de Literacia da Leitura e do Inglês. 

Ficamos a aguardar os resultados.

 

 

Direitos da Criança

Esta terça-feira, 20 de novembro, assinalou-se o 29º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, com a realização da última Assembleia de Crianças e Jovens, na Escola Secundária Martins Sarmento onde os participantes foram recebidos pelos nossos alunos do Clube de Teatro e Poesia convidados para declamar um poema alusivo aos Direitos da Criança, relembrando a todos o direito de todas as crianças a terem um lar, uma família e a proteção da sociedade. Na EB 2/3, outro grupo de alunos do Clube de Teatro e Poesia também marcou esta data, declamando de sala em sala. Aproveitamos, igualmente, para divulgar a publicação, na nossa webnode (https://becreative18-pt.webnode.pt/), dos textos produzidos neste âmbito, pelos alunos do nosso agrupamento, nas Oficinas de Escrita.

Agradecemos a gentileza da nossa Associação de Pais que ofereceu aos alunos do Clube uma T-shirt com o título do poema declamado.

 

 

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança,  os alunos do Centro Escolar também  foram presenteados com as declamações do nosso grupo do Clube de Teatro e Poesia.

 
 
 

Chá com livros

No passado dia 8 de novembro, pelas 18:30, foi servido um "Chá com livros" na BE. 

Esta sessão, dirigida aos Encarregados de Educação dos alunos do 5° ano, visou sensibilizar para a importância da leitura.

 

Outubro 2018 - Mês da biblioteca Escolar

Eu biblioteca escolar -  Este foi o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE). Ao longo do mês foram várias as atividades dinamizadas pela biblioteca do agrupmento das quais: sessões de formação de utilizadores / bibliopaper, sessão de sensibilização à leitura (leituras na BE e empréstimo domiciliário), entre outras. Veja aqui alguns destes momentos:

 

Atividades BE 2013-2014

Atividade “O meu agrupamento adota um autor”

No ano letivo de 2009/2010, um grupo de alunos de 5º ano apresentou o projeto “O meu agrupamento adota um autor”, com a declamação do texto poético “ As portas”, de Álvaro Magalhães.

Abrimos as portas do nosso agrupamento a esses alunos. Durante anos a fio eles envolveram-se em inúmeros projetos de forma incansável, com muito dinamismo, empenho e dedicação.

Agradecemos-lhes todo o seu contributo na dinamização das atividades realizadas neste agrupamento e desejamos a todos muito sucesso na viagem, entretanto, iniciada no ensino secundário, no ano letivo 2014/15.

Aqui fica a nossa singela homenagem.